DESASTRE
De acordo com o Ministério do Interior e Segurança, cerca de 5 mil pessoas deixaram suas casas por conta dos riscos nas áreas atingidas
Fortes chuvas castigam a Coreia do Sul (Foto: Reprodução – CNN Brasil)
As fortes tempestades que atingem a Coreia do Sul desde a última quarta-feira (16) já causaram a morte de 14 pessoas e deixaram outras 12 desaparecidas, de acordo com balanço divulgado neste domingo (20) pela agência Yonhap News. As chuvas intensas provocaram deslizamentos de terra, alagamentos e danos em milhares de residências e edifícios.
A maior parte das vítimas foi registrada no condado de Sancheong, no sul do país. Também houve ocorrências fatais nas cidades de Osan, Seosan e Dangjin. Já os desaparecidos são da cidade de Gwangju, localizada no sudoeste do território sul-coreano.
De acordo com o Ministério do Interior e Segurança, cerca de 5 mil pessoas deixaram suas casas por conta dos riscos nas áreas atingidas. Aproximadamente 3 mil estão atualmente em abrigos emergenciais.
Diante da situação, o governo sul-coreano criou uma força-tarefa interinstitucional para coordenar os esforços de socorro e reconstrução. O presidente Lee Jae Myung determinou prioridade no atendimento às regiões afetadas e pediu agilidade na avaliação dos prejuízos causados pelas chuvas e deslizamentos.