Existe uma “regra” popular afirmando que é seguro comer algum alimento que esteve em contato com o solo em até cinco segundos sem ter risco de contrair uma doença. Porém, será que essa regra é mito?

Segundo o infectologista e coordenador médico do CASE São Paulo, na rede Hapvida NotreDame Intermédica, Gabriel Hypolito, a resposta certa é: a regra dos cinco segundos é apenas um mito.

“A contaminação por bactérias acontece de forma quase imediata, dependendo do tipo de alimento, da umidade e da superfície em que ele caiu”, diz ele à CNN. “Não existe um tempo seguro que impeça essa transferência. Mesmo em poucos segundos, microrganismos já podem aderir ao alimento”, finaliza.

De acordo com o especialista, ao ingerir uma comida que caiu no chão ou em outra superfície que não tenha sido higienizada de forma adequada, existe o risco de consumir microrganismos que causam doenças, como SalmonellaE. coliListeria Staphylococcus aureus. Essas bactérias provocam infecções gastrointestinal, que podem ir desde quadros leves até situações mais graves, principalmente em crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa.

Confira os sintomas das infecções causadas quando um alimento cai no chão

Nesse tipo de situação, os sintomas mais comuns das infecções causadas por alimentos contaminados são:

  • dor abdominal;
  • diarreia;
  • náuseas;
  • vômitos;
  • febre.

“Eles podem surgir em poucas horas ou até dias depois da ingestão. Se os sintomas forem intensos, persistirem por mais de dois dias ou vierem acompanhados de sinais de desidratação, é importante procurar um médico”, diz Hypolito.

Veja alguns alimentos mais perigosos

Todo alimento, quando cai em alguma superfície, traz riscos à saúde. Porém alguns tipos de comida tendem a causar mais contaminação por absorverem bactérias de maneira mais rápida. Como as frutas cortadas, queijos, pães, carnes cruas ou ovos, segundo o infectologista.

Enquanto os alimentos secos, como bolachas, balas, castanhas e amendoins, entre outros, são menos suscetíveis a uma contaminação, porém, ainda assim, trazem riscos de contaminação.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *