“Quando preparada em forma de suco, cerca de 200 ml dele podem conter até 300 gramas de nitrato, uma dose comumente utilizada para quem busca efeitos para melhorar a performance esportiva”, afirma Tenório.

Mas ela não é a única fonte desse nutriente. Outros alimentos incluem os vegetais de folhas verdes (espinafre, alface, rúcula, salsão) e raízes, como a cenoura.

Por outro lado, carnes utraprocessadas (como bacon e embutidos) recebem nitratos artificiais como conservantes. Esses não têm benefícios —ao contrário, podem oferecer riscos à saúde e aumentar a incidência de doenças, como obesidade e problemas cardiovasculares. Portanto, mantenha-se longe deles.

Quando suplementar?

Antes de sair comprando o suplemento, é importante lembrar a recomendação dos especialistas em saúde e buscar a orientação de um médico ou nutricionista para saber se você realmente precisa e pode se beneficiar dessa ingestão suplementar.

Isso porque o consumo de nitrato por meio da ingestão dos alimentos pode ser plenamente possível mesmo para atletas e praticantes de atividade física, desde que tenham sido orientados corretamente.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *