Um trabalhador de 21 anos morreu após a explosão de um pneu de caçamba durante a manutenção em uma borracharia de Canoas, na negião metropolitana de Porto Alegre. O jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. A esposa, que preferiu não se identificar, afirmou que o companheiro “era muito dedicado ao trabalho”.

+ Tiroteio assusta moradores de Salvador na madrugada desta sexta-feira (18)

O acidente reacendeu o alerta para os riscos envolvidos no serviço de manutenção de pneus – especialmente em veículos pesados, onde a pressão interna pode provocar explosões violentas.

Segundo especialistas, equipamentos de segurança são essenciais para evitar tragédias como essa. Entre os itens obrigatórios está a gaiola de ferro, que protege o trabalhador em caso de estouro. “Até um pneu de bicicleta, se explodir, pode machucar uma pessoa”, explica Sérgio Prado, proprietário de uma borracharia

O diretor comercial da Excelsior Pneus, Alexandre Quadrado, reforça que a manutenção preventiva também é fundamental. “As trincas acontecem nas rodas de liga leve, que equipam a maioria dos carros hoje. Com pressão insuficiente e nossas estradas cheias de buracos, o risco de a roda avariar é muito maior. Uma das dicas importantes é manter sempre a pressão do pneu bem regulada”, recomendou.

A falta de cuidados com pneus não afeta apenas a segurança, mas também o desempenho do veículo. A calibragem correta, por exemplo, reduz o desgaste, melhora a dirigibilidade e evita acidentes.

+ Polícia conclui que adolescente que atacou escola no RS agiu sozinho

“A gente recomenda sempre serviços especializados, porque segurança em primeiro lugar”, completou Quadrado. De acordo com profissionais do setor, a montagem e calibragem de pneus devem ser feitas por pessoas capacitadas e com uso dos equipamentos adequados. Negligenciar esses cuidados pode custar vidas.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *