A Repsol colocou à disposição do mercado uma esfera de armazenamento de propano/butano (GPL) totalmente nova, com um volume útil de 5.215 m³, nas suas instalações em Sines.

Em comunicado, a empresa refere que a operação “representa o compromisso da empresa em promover ativamente a reutilização de equipamentos industriais em perfeitas condições, reduzindo assim o impacto ambiental e promovendo a eficiência dos recursos”.

A Repsol adianta ainda que “confiou na SURUS, uma empresa especializada na gestão de ativos industriais, que realizará a venda por negociação direta através da sua plataforma de leilões online Escrapalia”.

Esta esfera foi construída para o armazenamento de GPL (propano/butano) e nunca foi instalada ou utilizada, correspondendo o seu fabrico aos “mais elevados padrões internacionais”. Segundo a mesma fonte, estes fatores fazem dela “um ativo técnico e económico de grande valor para as empresas que operam nos sectores da energia, logística, petroquímica ou armazenamento e distribuição de gás liquefeito”.

A esfera, fabricada pela Tissot Industrie, tem um volume útil de 5 215 m³ (volume total de 6 135 m³), um diâmetro interno de 22,7 metros e um peso vazio de 833 toneladas. Originalmente concebida para propano e também adequada para butano, é completamente nova e não está instalada.

“Fabricada segundo as exigentes normas ASME VIII Divisão 2 e os códigos internos da Repsol, o seu corpo é fabricado em aço SA 537 Classe 2, com 0,5 mm de tolerância à corrosão”, suportando ainda “temperaturas de -29 °C a 80 °C e pressões até 19 barg, o que a torna uma solução robusta e versátil para o armazenamento de GPL em grande escala”, acrescenta a empresa.

De acordo com o mesmo comunicado, “o processo de venda por negociação direta já se encontra aberto para apresentação de propostas, com preço aberto”, tendo as empresas interessadas até 30 de setembro para apresentar as suas propostas.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *