Muito além da cor intensa e do sabor adocicado, a beterraba vem sendo reconhecida pela ciência como uma verdadeira aliada da saúde cardiovascular. Mas não é apenas o coração o grande beneficiado pelas propriedades do alimento, a raiz roxa tem se mostrado um verdadeiro “suplemento natural”, acessível e multifuncional, capaz de beneficiar diferentes sistemas do organismo.
De acordo com a nutricionista Sabina Donadelli, especialista em longevidade saudável, a beterraba é uma fonte importante de nitratos naturais que se destacam pelo efeito vasodilatador. Buscando “comprovar” as implicações do legume para a saúde do coração, a especialista fez uma ronda nas principais revistas científicas de saúde.
Segundo ela, estudos publicados pelas universidades de Exeter e Wake Forest demonstraram o potencial do legume em melhorar a oxigenação do corpo e reduzir a pressão arterial. Além disso, Sabina cita o artigo da Hypertension, revista da American Heart Association, que conseguiu demonstrar os benefícios do consumo regular do suco da beterraba.
“No corpo, o nitrato se converte em óxido nítrico, um composto que relaxa os vasos sanguíneos e melhora a circulação. A ação impacta diretamente na saúde do coração, sendo comprovada a redução da pressão arterial em adultos hipertensos”, explica.
Confira outros benefícios do legume considerado um “suplemento natural” para o corpo
Diante da capacidade de contribuir para a oxigenação do organismo, Sabina chama atenção para a melhora da performance e desempenho físico. “Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology, o consumo de suco de beterraba também contribuiu para o aumento da resistência física de atletas em até 16%, graças ao efeito vasodilatador do óxido nítrico, que melhora o fluxo sanguíneo e a entrega de oxigênio aos músculos”, aponta.

Quando o assunto é colaborar para a saúde cerebral e do figado, Sabina reflete que os compostos da beterraba atuam como um verdadeiro remédio anti-inflamatório.
“A beterraba é fonte de colina, nutriente essencial para as funções cognitivas e a saúde do fígado. Os antioxidantes presentes, como betalaínas e vitamina C, combatem radicais livres, retardam o envelhecimento celular e fortalecem o sistema imunológico. Na minha prática clínica, costumo dizer: onde entra beterraba, sai inflamação”, finaliza Sabina Donadelli.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.