Uma gravação do cockpit do diálogo entre os dois pilotos do voo da Air India que caiu no mês passado indica que o capitão cortou o fluxo de combustível para os motores do jato Boeing BA 787, informou o Wall Street Journal na quarta-feira.

Aqui está a sequência de eventos – em segundos – em 12 de junho, conforme detalhado pelos investigadores indianos em seu relatório preliminar de investigação (link) lançado no sábado:

05:47 GMT(11h17 IST) – O Dreamliner VT-ANB da Air India pousou em Ahmedabad vindo de Nova Délhi como AI423.

07:48:38 GMT – A aeronave foi vista partindo da Baía 34 do aeroporto.

07:55:15 GMT – A aeronave solicitou autorização de táxi, que foi concedida pelo controle de tráfego aéreo; um minuto depois, a aeronave taxiou da baía para a pista 23 pela pista de táxi R4, retornou e se alinhou para decolagem.

08:02:03 GMT – A aeronave foi transferida do controle de solo para a torre.

08:07:33 GMT – Autorização de decolagem emitida.

08:07:37 GMT – A aeronave começou a rolar.

08:08:39 GMT – A aeronave decolou. “Os sensores ar/solo da aeronave entraram em modo aéreo, consistente com a decolagem”, diz o relatório.

08:08:42 GMT – A aeronave atingiu a velocidade máxima de 180 nós. “Imediatamente em seguida, os interruptores de corte de combustível do Motor 1 e do Motor 2 passaram da posição FUNCIONAR para a posição DESLIGAR, um após o outro, com um intervalo de tempo de 01 segundo.”

“Os motores N1 e N2 começaram a diminuir seus valores de decolagem quando o fornecimento de combustível para os motores foi cortado.

Na gravação de voz da cabine, um dos pilotos é ouvido perguntando ao outro por que ele fez a parada.

O outro piloto respondeu que não.

“As imagens do circuito interno de TV obtidas no aeroporto mostraram a turbina Ram Air(RATO) sendo implantado durante a subida inicial imediatamente após a decolagem.

“A aeronave começou a perder altitude antes de cruzar o muro do perímetro do aeroporto.”

08:08:47 GMT – Os valores de ambos os motores “passaram abaixo da marcha lenta mínima” e a bomba hidráulica RAT começou a fornecer energia hidráulica.

08:08:52 GMT – O interruptor de corte de combustível do motor 1 passou de CUTOFF para RUN.

08:08:56 GMT – O interruptor de corte de combustível do motor 2 também muda de CUTOFF para RUN.

“Quando os interruptores de controle de combustível são movidos de CUTOFF para RUN enquanto a aeronave está em voo, cada motor tem autoridade total de controle duplo do motor(FADEC) gerencia automaticamente uma sequência de reacendimento e recuperação de empuxo de ignição e introdução de combustível.”

A desaceleração da velocidade do núcleo do motor 1 parou, reverteu e começou a progredir para a recuperação. O motor 2 conseguiu reacender, mas não conseguiu interromper a desaceleração da velocidade do núcleo e reintroduziu combustível repetidamente para aumentar a aceleração e a recuperação da velocidade do núcleo.

08:09:05 GMT – Um dos pilotos transmitiu “MAYDAY MAYDAY MAYDAY”.

08:09:11 GMT – Gravação de dados interrompida.

08:14:44 GMT – O caminhão de bombeiros deixou as instalações do aeroporto para resgate e combate a incêndios.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *