Após hiato de um ano, o Coletivo Catarse/Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre retoma o projeto Talk Exu. O programa de entrevistas ao vivo traz neste segundo episódio um bate-papo sobre três documentários produzidos pelo Coletivo: Nóg kirĩg ãg tĩ / Nós, Guardiões da Mata, Cooperar é Resistir e Enquanto a Luz Não Chega.

O encontro ocorre a partir das 20h desta sexta-feira (11), na Maria Maria Espaço Cultural, junto à Comuna do Arvoredo, no Centro Histórico de Porto Alegre (RS). O local será transformado em um estúdio para receber convidados e público. O talk show é aberto e com acesso gratuito desde às 18h30 e será transmitido ao vivo pelo canal no YouTube do Coletivo Catarse.

O filme Nóg kirĩg ãg tĩ / Nós, Guardiões da Mata fala sobre a retomada da comunidade indígena Kaingang no Morro Santana de Porto Alegre. A produção Cooperar é Resistir conta a história da PedalExpress, coletivo de entregas de bicicletas da Capital. Já o curta-metragem de ficção Enquanto a Luz Não Chega propõe uma reflexão sobre os impactos da tecnologia nas relações humanas. Também será feito um debate sobre a última obra, a respeito dos desafios de uma produção que mescla o audiovisual e o teatro de sombras.

As entrevistas sobre as produções serão intercaladas por intervenções musicais da banda Expresso Livre, com Jéssica Nucci no vocal, acompanhada dos violões de Vicente Guindani e Nil Tavares.

O primeiro episódio do Talk Exu foi ao ar no dia 14 de junho de 2024 e trouxe, para divulgar e conversar, artistas que tiveram os trabalhos paralisados durante a pandemia da Covid-19 e pelo desastre das enchentes que atingiram todo o Rio Grande do Sul no ano passado.

A iniciativa autônoma do Coletivo Catarse tem em 2025 a previsão de pelo menos quatro episódios, como parte do projeto “Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre – Um ano de programação na Comuna do Arvoredo (e mais)”, que foi contemplado pelo Edital Sedac n° 25/2024 Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – RS.

No âmbito deste projeto, também estão previstas e já em execução pelo menos 40 atividades culturais diversas na Comuna do Arvoredo, em coprodução com a Maria Maria Espaço Cultural até maio de 2026, buscando contemplar cerca de 100 artistas locais, além de oferecer, em outros espaços, oficinas de teatro para crianças e adultos, uma atividade de carijada (produção artesanal de erva-mate), oficina de discotecagem/hip hop com DJ Piá, entre outras ações.

Sinopses dos filmes

Nóg kirìg ãg tì / Nós, Guardiões da Mata

Nóg kirìg ãg tì / Nós, Guardiões da Mata retrata a comunidade Kaingang de Porto Alegre durante a retomada de território ancestral /Imagem: Bruno Pedrotti

Direção de Gustavo Ruwer e Iracema Gãh Té

Sob a liderança da cacica Iracema Gãh Té, uma comunidade Kaingang retoma o território ancestral no ponto mais alto de Porto Alegre. Enfrentando a ameaça de um grande empreendimento imobiliário, a comunidade desafia o abandono do estado e enfrenta uma poderosa família de banqueiros para defender as florestas e nascentes do Morro Santana, em Porto Alegre.

Lançamento oficial no sábado, 12 de julho de 2025, às 19h, na Retomada Gãh Ré, Morro Santana (Porto Alegre – RS)

Cooperar é Resistir

Produção Cooperar é Resistir discute sobre os desafios da mobilidade urbana / Imagem: Reprodução do Filme

Direção coletiva entre a PedalExpress e o Coletivo Catarse

O documentário conta a trajetória recente da PedalExpress e dos desafios enfrentados pelo coletivo de entregas com bicicletas nos últimos anos, a partir do avanço das plataformas e da precarização do trabalho. Lembrando ainda a resistência durante a pandemia e a enchente de 2024. O filme propõe uma reflexão sobre a importância do meio de transporte para a mobilidade urbana e aponta caminhos alternativos para a construção de um meio de subsistência sem exploração. O apoio à produção é da Labora – Fundo de Apoio ao Trabalho Digno.

A pré-estreia ocorreu em 26 de junho de 2025, em evento fechado para os cooperados e ex-cooperados. Em breve, será divulgado o lançamento oficial.

Enquanto a Luz Não Chega

Filme Enquanto a Luz Não Chega mistura o audiovisual com o teatro de sombras / Imagem: Maria Luiza Apollo

Direção e roteiro de Gustavo Türck e Têmis Nicolaidis e direção de arte de Alexandre Fávero

Curta-metragem de ficção que propõe uma reflexão sobre os impactos da tecnologia nas relações humanas. Do encontro do teatro de sombras e o audiovisual, surge uma história sobre desconexão e apatia e os caminhos que a escuridão aponta. Uma coprodução do Coletivo Catarse e Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre com a Cia Teatro Lumbra.

A estreia ocorreu em 27 de junho de 2025, na Maria Maria Espaço Cultural, contando ainda com apresentações em 1º de julho para alunos da EMEF Nossa Senhora do Carmo — iniciativa em parceria com o Ponto de Cultura TV Restinga, e no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, no bairro Cristal, em Porto Alegre.

Em 3 de julho, foi a vez do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, no Centro Histórico de Porto Alegre, receber a exibição.

Serviço

Talk Exu #02 | Os filmes que lançamos no outono passado

Temática do programa: Bate-papo sobre os documentários “Nóg kirĩg ãg tĩ / Nós, Guardiões da Mata” e “Cooperar é Resistir” e o curta-metragem “Enquanto a Luz Não Chega”, intercalados por intervenções musicais da banda Expresso Livre

Data: 11 de julho (sexta-feira)

Horário: 18h30 (espaço aberto) e 20h (inicia o talk show)

Local: Maria Maria Espaço Cultural – Rua Cel. Fernando Machado, 464, Centro Histórico, Porto Alegre

Entrada gratuita e aberta ao público

Transmissão ao vivo pelo canal do Coletivo Catarse no YouTube

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *