20 anos depois, a série documental Ataque em Londres: Os Atentados de 7 de Julho (Netflix) conta a história dos crimes ocorridos na capital inglesa. Esta data é uma lembrança de pesar pelos britânicos, assim como o 11/09 para os americanos. Por isso, lembrar da história é tão importante.

A série reconstitui, por meio de depoimentos inéditos, imagens de arquivo e investigações jornalísticas, os atentados coordenados que atingiram o transporte público de Londres em 2005, após a invasão do território iraquiano dois anos antes. Esta foi uma operação liderada pelos Estados Unidos que contou com apoio militar do Reino Unido, da Austrália e da Polônia.

O ataque terrorista na capital britânica deixou 52 mortos e mais de 700 feridos. Assim, ao longo de quatro episódios emocionantes, é possível conhecer a atmosfera dos primeiros quatro atentados, da investigação e da segunda tentativa nas duas semanas seguintes.

Ataque em Londres, uma série documental

No primeiro episódio, há uma grande contextualização de como ocorreram as quatro explosões. Dessa forma, os depoimentos dos sobreviventes de três explosões em estações de metrô são de tirar o fôlego. Pessoas comuns, começando seus dias, indo trabalhar ou estudar, tiveram suas vidas marcadas para sempre. Dois em estações de metrô e uma dentro de um ônibus.

Essa era a primeira vez que se via um ataque de homens-bomba no Reino Unido. Por isso, a informação de que os criminosos tinham se suicidado era desconhecida no início das investigações, essa se tornou a maior operação britânica já feita. Destaque para os relatos do ex-primeiro ministro, Tony Blair, e da ex-diretora geral do Serviço de Inteligência Interno do Reino Unido (MI5), Eliza Manningham-Buller. Ambos estavam no centro das investigações.

20 anos do sete de julho

No terceiro episódio, vemos uma nova tentativa de ataque terrorista. Desta vez, felizmente, a operação criminosa não é concluída. Por consequência, vemos um momento trágico durante a investigação quando policiais armados acabam assassinando o Jean Charles de Menezes. Para muitos esse nome pode soar familiar, porque ele é…

Ataque em Londres da Netflix relembra também o caso Jean Charles de Menezes
Créditos: Divulgação

O jovem eletricista de 27 anos era brasileiro. Natural de Gonzaga, em Minas Gerais, ele foi confundido com o terrorista Hussain Osman. Esse, por sua vez, era responsável pela explosão na estação de metrô Shepherd’s Bush.

No quarto e último episódio, vemos como a polícia chegou até os quatro criminosos que planejaram a segunda série de atentados. Por fim, Ataque em Londres: Os Atentados de 7 de Julho é um memorial para as vítimas e sobreviventes deste terrível crime que marcou a Inglaterra e o mundo.

Ataque em Londres: Os Atentados de 7 de Julho está disponível na Netflix.



Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *