A Nissan anunciou um recall que afeta mais de 480 mil veículos nos Estados Unidos e no Canadá devido a um possível defeito nos motores VC-Turbo 1.5 e 2.0. O problema pode causar desde ruídos anormais e perda de potência até a quebra completa do motor.
Os motores envolvidos foram fabricados entre 2018 e 2023 e utilizam tecnologia de compressão variável. Segundo a marca, apenas 1,2% das unidades podem apresentar o defeito, mas, como medida preventiva, todo o lote será convocado.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Entre os modelos afetados estão o Nissan Rogue (2021 a 2024), Altima (2019 e 2020), Infiniti QX50 (2019 a 2022) e QX55 (2022). Ao todo, são 443.976 veículos nos EUA e 37.760 no Canadá.
O defeito tem relação com o desgaste prematuro dos mancais principais do motor, causado por contaminação ou falha no acabamento durante a produção. Isso pode gerar detritos metálicos no cárter e comprometer o motor de forma irreversível.
No procedimento de reparo, se não houver detritos no motor, será feita apenas a troca de óleo e a reprogramação da central eletrônica. Caso haja sinais de contaminação, a Nissan promete substituir o motor gratuitamente.
O motor VC-Turbo foi lançado como uma tecnologia inovadora, capaz de ajustar a taxa de compressão em tempo real para melhorar desempenho e consumo. Apesar disso, já havia relatos de problemas, como ruídos e falhas mecânicas. Um outro recall recente que ganhou destaque foi o da Volvo que convocou 12 mil carros devido a falha de software.
A montadora iniciou o recall após documentos enviados à NHTSA, agência de segurança viária dos EUA, apontarem os riscos. A recomendação é que os proprietários procurem uma concessionária o quanto antes para inspeção e eventual reparo. Se você está de olho em um novo carro da marca, veja os descontos do Novo Nissan Kicks 2026 para PcD.