Repórter: Fabiano Di Pace / Ascom Sesau
Repórter Fotográfico: Carla Cleto / Ascom Sesau

A salmonella causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) alerta a população sobre os riscos e prevenção da contaminação por Salmonella, uma bactéria da família das Enterobacteriaceae, que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a bactéria pode ser encontrada em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios e vacas podendo ser encontrada em qualquer alimento que venha desses animais. A infecção pode ser evitada seguindo procedimentos de higiene.

Para isso, além de lavar sempre as mãos, antes, durante e depois de manipular ou consumir alimentos, é importante também lavar bem os alimentos antes de consumi-los, especialmente frutas e verduras. É recomendado, ainda, sempre cozinhar bem ou assar a carne e os ovos, evitando consumir alimentos em lanchonetes e restaurantes que apresentam condições precárias de higiene e conservação.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a Salmonella pode desencadear um quadro de febre, vômitos, mal estar generalizado, perda de apetite, dor abdominal e calafrios. Pessoas com sistema imunológico fragilizado, como pacientes soropositivos, transplantados, crianças e idosos podem apresentar quadros mais graves da infecção, por isso é sempre importante que se procure a unidade de saúde mais próxima.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *