Proibido o banho nas praias valencianas A Goleta (Tavernes da Valldigna), Xeraco e Daimús. Assim o informaram as prefeituras destes três termos municipais, que pertencem à comarca da Safor (Valencia).

Uma decisão que chega depois de detectar nas análises bactérias de origem intestinal no água. Desde a Conselleria de Meio ambiente, Infra-estruturas e Território de Valencia têm informado que as análises realizadas em três pontos de costa dos três termos municipais têm dado parâmetros de Enterococos intestinal “acima dos valores recomendados” e, por isso, se recomendou aos consistorios o fechamento das praias.

Bactérias de origem intestinal

Trata-se de bactérias de “origem intestinal, pelo que poderia ter vertidos da rede de alcantarillado”. Em colaboração com os municípios, a Conselleria de Meio ambiente está a inspeccionar o Canal em Tavernes, rio Serpis e Vaca para verificar se há vertidos.


No caso de Xeraco, o consistorio informa que, seguindo a indicação do Serviço de Qualidade de Água da Generalitat, fica proibido o banho na praia “de forma temporária e preventiva” até receber os resultados das analíticas de controle do água.

Zonas afectadas pela bactéria

Por parte do serviço de socorrismo, manter-se-á a bandeira vermelha como medida informativa até nova ordem e pede a “máxima colaboração e responsabilidade” dos utentes. A Prefeitura de Xeraco solicitará explicações sobre a origem deste problema “e pedirá responsabilidades já que afecta directamente a nossa praia”, assinala.


Assim mesmo, em Daimús comunica-se que o banho fica “temporariamente proibido por indicação do 112” e até novo aviso, enquanto em Tavernes da Valldigna se comunica que se proíbe nadar na praia de Goleta, entre o canal San Pablo e o canal que separa o termo de Tavernes e Cullera. Nesta zona ondeará bandeira vermelha pela proibição de banhar-se e permanecerá assim até os novos resultados da análise de controle de águas.

Duplicados os valores máximos permitidos

O relatório da Generalitat sobre o água assinala que se superou no ponto de controle “o duplo dos valores máximos admissíveis” num dos parâmetros indicadores da contaminação fecal que indica uma contaminação de origem “residual”.

Ademais, em Alicante, a Concejalía de Praias da Prefeitura de Orihuela tem informado do fechamento temporário da praia de Cala Fechada após que se tenha detectado também contaminação de origem residual no água, segundo as últimas análises realizadas pela Conselleria de Meio ambiente.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *