A empresa afirmou estar reforçando os protocolos de segurança alimentar e rotulagem para evitar novos incidentes / Freepik

A empresa norte-americana Nature Mills, com sede no Texas, anunciou um recall voluntário de várias de suas misturas de arroz aromatizado após identificar a presença de leite e trigo não informados no rótulo. Esses ingredientes são considerados alérgenos comuns e podem provocar reações adversas em pessoas com alergia alimentar ou intolerância.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A decisão foi tomada após uma auditoria interna detectar falhas no processo de embalagem, que teriam resultado na contaminação cruzada entre diferentes linhas de produtos. Entre os itens recolhidos estão as misturas de arroz com gergelim, alho, lentilha e folha de curry, todas vendidas entre dezembro de 2023 e maio de 2025, com distribuição em diversos pontos de venda nos Estados Unidos, tanto em lojas físicas quanto online.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Famosa marca de ketchup anuncia importante mudança na composição dos produtos


• Famosa no cinema, rede de restaurantes anuncia o fechamento de diversas unidades

Vale lembrar que recentemente, a Anvisa determinou o recolhimento do Whey Protein, sabor chocolate, da Piracanjuba, após um um laudo indicar a presença da bactéria Staphylococcus aureus no item.

Possíveis riscos

A FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) classificou o recall como de classe 2, categoria que aponta para a possibilidade de efeitos temporários ou medicamente reversíveis à saúde, com baixa probabilidade de consequências graves. Apesar do alerta, até o momento não foram registrados casos de intoxicação ou reações adversas associadas aos produtos.

Continua depois da publicidade

Consumidores com alergia a leite ou trigo são orientados a não consumir os itens afetados e a devolvê-los ao local de compra para reembolso. A empresa afirmou estar reforçando os protocolos de segurança alimentar e rotulagem para evitar novos incidentes.

A presença de alérgenos não declarados é uma das principais causas de recalls de alimentos nos Estados Unidos. De acordo com dados da FDA, erros de rotulagem ou contaminação cruzada respondem por uma parcela significativa dos alertas emitidos anualmente no país.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *