O Senado prepara-se para aprovar, e Trump para assinar, no dia 4 de Julho, a «Big, Beautiful Bill» que prometeu em campanha e que representa a injeção de triliões de dólares na economia. Os apoiantes do movimento MAGA estão a favor, os democratas contra, e Elon Musk horrorizado.

Algumas estimativas apontam para um custo de 2,4 triliões de dólares, outras falam em 2,8, e há ainda dois institutos e comissões especializadas que garantem que o valor poderá facilmente atingir os 4 triliões – a acrescentar à dívida – ou mesmo a fabulosa soma de 5 triliões nos próximos 10 anos.

Musk está alarmado e acredita que a dívida americana, atualmente nos 35 triliões de dólares, poderá fazer implodir a estabilidade financeira dos EUA e, com isso, a do mundo. Trump recusa-se ouvir esses argumentos. Prometeu e quer cumprir, apesar da estratégia dos democratas no Senado, que estão a fazer tudo para atrasar a votação final. Conseguiram mesmo obrigar à leitura integral das 940 páginas da nova lei no plenário do Senado.

Os triliões que Trump pretende injetar na economia deverão ter um impacto significativo na economia e nas infraestruturas do país, mexendo com todos os setores dos EUA. A verdade, apesar de Musk e dos democratas, é que o presidente americano disse o que ia fazer — ou o que queria fazer — e isso foi «referendado» nas eleições. Não cumprir, agora, seria um desastre político nas eleições intercalares de Novembro de 2026.

Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *