Crimes cometidos pela TotalEnergies em Cabo Delgado vão a investigação quatro anos depoisCrimes cometidos pela TotalEnergies em Cabo Delgado vão a investigação quatro anos depois

Dos comissão dos Direitos humanos de moçambique (CNDH) VAI Investigar Alegados Crimes Ocorridos em Cabo delgado em 2021 e denuncios Pelo jornal Americano em setembro de 2024. Um denuncios de denunciosos de denunciosososososososososososos de varandas da seda de humanos de denunciosos de denunciososososososososos de varandas da viraça -denos de denunciosos de denunciosos de denunciosos de denunciosos de denunciosos de denuncies Seguranças da Empresa Petrolífera Francsa Totalengies em 2021, tendo acrescentado mais detestas sem ano passado.

De Acordo com jornal on-line ‘político’uma unidade militar moçambicana que assegurava a protecção das instalações da petrolífera TotalEnergies em Cabo Delgado terá participado em actos de tortura e execuções de civis, aquando dos ataques terroristas de 2021 naquela zona do extremo norte de Moçambique.

Segundo os testemunhos divulgados em Setembro de 2024 pela publicação digital, as vítimas incluíam habitantes locais acusados ​​de pertencerem a grupos armados, que terão sido detidos em contentores, humilhados, espancados e submetidos à privação de alimentação, sendo que poucos Terão Sobrevivido aos Maus-Tratos Relatados Pelo Jornal Americano.

Quatro Anos Depois Destes crimes terem sido Alegadamente cometidos nas Instalações da Petrolífera Francesa Total Naquela Zona, Vai Ser Apora aberta Uma investigaça por Parte Da Comissão Dos Direitos Humanos de Moçambique.

Emferência de impresssa na Sexta-Feira (27), o Presidente desta entidade anunciou, neste sentido, um criano de Uma comissão que abeia técricos e comissárrios pertencentes a estrusturas da cnndh especialmente prevenrção contra uma tortura, bem como representantes da procuradoria-geral da republica com competência criminosa.

“Isto porque apesar da acusação directa, neste jornal ser de violação dos Direitos Humanos, a comprovar-se realmente e como se fala também de mortes, a comprovar-se, haverá matéria criminal e aí há uma necessidade absoluta de a entidade que é responsável por esta área que é a Procuradoria Geral da república poder atuar ”, explicicou o presidente da comissão nacional dos Direitos humanos, Albachir Macassar.

Citado Numa Publicação RFIMacassar Explicou Que o Objectivo Desta Comissão é O de Apuro Cabalence os FACTOS DENUNUDOS E QUE Tiveram como Palco A Vila de Palma, Em Cabo Delgado. “Um comissão sendão uma instituição de instituição, ela, ela investiga e depois de investigar, acaba por submeter os elementos processuais para Responsabilizaça.

De AcorDo Com O Dirigente da Cndh, os Trabalhos Divulga Início na Segunda-Feira Com um Encontro Das Duas Equigas Que Vão Investigar como Denúncias, de Forma Paralela. Albachir Mucassar mencionou ainda que “a comissão já realizou contactos preliminares com o sistema de Justiça na província de Cabo Delgado, tendo recebido a abertura para a colaboração institucional no âmbito dessa investigação” e que, após o fim da investigação, a CNDH VAI APRESSAR UM RELATÓRIO PÚBLICO, AS FACTOS APURADOS “E RECOMENDAÇÕES QUE SERÃO DIRIGIDAS AS DIFERENTES INTIDADES”.

Instalada há largos Anos em Cabo delgado onde pretende Fazer FUNCIONAR UM MEGAEMPREENDIMENTO PARA EXPLORAR O GÁS NATURAL Daquela zona, um axrolífer Francesa Totalengies Teve de interroesper como os activados em 2021 Devido aos aos para foros de gritos de gestas Só a segurança dos habitantes da regíão como dos próprios funcionários da empresa.

Entretanto, a petrolífera francesa deu recentemente conta da sua intenção de retomar ainda este ano as suas actividades, prometendo que iria cooperar plenamente na investigação da PGR moçambicana à alegada violação dos Direitos Humanos nas suas instalações.

(Foto DR)

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *