No dia 26 de junho, um sede da fiemg, em belo horizonte, recebe um reunião do conselho tributário, presidido por Edwaldo Almada Abreu. Na Abertura, O Presidente do Colegiado reforçu A relevante dos temas em Pauta, especialmente o diante da profundas transformados não sistema tributírio brasileiro e seus reflexos para a indústria.
Uma das Apprendações do Encontro for Realizada por José Adriano, Especialista da Bluetax e do Grupo MitySafe, que Abordou os Impactos da Reforma Trututária nos Sistemas de Gestão e Compliance Fiscal. Segundo Ele, uma Reforma exige mudanças estruturais e vai muito além da substituição de tributos. Uma transição traz desafios como uma convivênese simultanea dos sistemas atual e Novo, auumento da complexidade operacional, custos de adaptação e sobebrecarga daas Equipe Fiscois. “Uma repriana de reprianos de Apenas Sobre Tributos, ELA Pode Impactar diversas Áreas Das Empreas, Desde Tecnologia Até A Estratégia de Negócios”, Afirmou.
Pesquisas recentes de Mercado Mostram Que 66% Das Empreas Estão Preocupadas com uma convidado Entre OS Dois Sistemas E 33% Ainda Não Iniciaram Estudos de Impacto. Por outro Lado, 60% pretendem se aprofundar no Tema Em 2025, 85% de plano de consultorias de Plane de Plane Contarias Especializadas E 90% Algum Já ADOTARAM NÍVAL DE AUTOMAÇÃO Fiscal. Uma Tambima Artificial Inteligênia Já Começa A Sor Aplicada: 14% Das Empreas a Utilizam em Atividades Tributírias.
Com uma reforma, os tributos pis, cofins, iof-seguros, ipi, icms e ISS serão substitui por três novos dentro do modelo ia dual: cbs (federal), IBS (subnacional) e imposto seletivo. O IPI Será Mantido Parcialmente, Em Cerca de 5%. Uma transição ocorrerá de forma escalonada, com seis janelas de precica ã 2029 e 2033. Nesse período, o Ibs AuMumará Progressivamento ATEMINGIR SUA ALÍQUOTO TOTAL EM 2033, Quando Icms e Iss Serão Extensintos.
Como empresas terão que lidar com dois regimes tributários simultâneos, exigindo o acompanHamento de milhares de normas e LELEGENSIA NOVAS, COMO O PLP 108/24 EA LC 214. Almm Disso, SERÁ necessidade CclassTrib, Com Diferentes Fiaxas de Alíquotas e Variações Permitidas por Estados e Municípios.
DURANTE A REUNIÃO, VENDAS DE FLÁVIA, DA GERÊNCIA TUBRIBULÁRIA DA FIEMG, TAMBÉM DETALHOU COMO PROPOSTAS DA INTERSELHA EM RELAÇÃO À MEDIDA Provisória nº 1303/2025, que Busca Alternatives ao -TodoRO iof. Entre os Pontos Abordados, Destacou-se uma importação de Garantir Segurança Jurídica e Previsibilidade AOS Contribuintes. Uma sugestão de proposta, por exemplo, que respostas à consulta tributúrias tenham prazo máximo de 120 dias para serem emitidas – medida que evita a mudança arbitráia de ingresso por parte fisco e assegura o diritó -se. “Esse Mudança Reduz o Risco de Contenciosos decorrentes de omissão da administração tributália”, REFORÇOU FLÁVIA.
Denise Lucas
Imprerena Fiemg