O Ministério da Indústria do Japão assinará um acordo com a Siemens Gamesa Renewable Energy na terça-feira para estabelecer uma estrutura de cooperação público-privada com o objetivo de construir cadeias de suprimentos locais para energia eólica offshore, disse uma autoridade do ministério.
Sem fabricantes de turbinas eólicas no Japão, o objetivo é promover colaborações com participantes globais para desenvolver uma cadeia de suprimentos doméstica, informou o órgão responsável pela supervisão da energia eólica no Ministério da Economia, Comércio e Indústria.(METI) disse à Reuters.
Como parte das iniciativas, a Siemens Gamesa, divisão de turbinas eólicas da Siemens Energy ENR, também assinará um memorando de entendimento com a fabricante japonesa de peças eletrônicas TDK 6762, segundo o qual a TDK fornecerá ímãs permanentes para as turbinas eólicas da Siemens Gamesa, disse a autoridade.
As três partes devem assinar os acordos ainda nesta terça-feira, em Tóquio.
No início deste mês, o METI assinou um acordo semelhante com a GE Vernova GEV, uma grande empresa de equipamentos de energia dos EUA, para promover a cooperação público-privada em energia eólica, hidrogênio e amônia, entre outras áreas.
A energia eólica offshore é um pilar da estratégia de energia renovável do Japão, mas o país continua fortemente dependente de turbinas eólicas e componentes importados, o que representa um desafio para a produção nacional.
O Japão pretende atingir 45 gigawatts de capacidade eólica offshore até 2040, o que é crucial para reduzir sua dependência de carvão e gás importados para a geração de energia. Mas seus planos estagnaram. após três grandes rodadas de leilões devido aos altos custos e atrasos.