Segurança da usina já estava comprometida. Grossi, da AIEA, diz que não foram detectadas emissões de radiação, mas que “o perigo existe” desde o início dos bombardeios de Israel contra o Irã, no último dia 13.

Israel lançou a ofensiva há 10 dias, citando suspeitas de que o país persa estivesse desenvolvendo uma bomba nuclear. O governo de Benjamin Netanyahu se baseou em um relatório da AIEA, que disse que Teerã violou as obrigações de não-proliferação nuclear pela primeira vez em 20 anos.

EUA atacam Irã

Estados Unidos entraram ontem na guerra de Israel contra o Irã, que chega hoje ao 10º dia. O governo de Donald Trump lançou 14 bombas anti-bunker no território iraniano na noite de ontem, e disse ter atingido instalações nucleares subterrâneas.

Agência atômica iraniana disse que ofensiva não vai interromper suas atividades. Em nota emitida após os bombardeios, a organização atômica iraniana disse que o avanço nuclear do país continuará “apesar das conspirações malignas dos inimigos”.



Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *