Gripe aviária: entenda o que irá mudar após a instalação de barreiras sanitárias no RS

Gripe aviária: entenda o que irá mudar após a instalação de barreiras sanitárias no RS

Reprodução/Agência Brasil

O Brasil tem 60 dias para provar que controlou e está livre da gripe aviária e retomar as exportações de carne de frango. Durante esse tempo, China, União Europeia e Argentina não devem importar as aves brasileiras. O embargo se dá depois da confirmação do primeiro caso de gripe aviária em um granja comercial no sul do país.

A contaminação aconteceu em uma criação no Rio Grande do Sul, no município de Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre. Dezessete mil aves morreram ou foram sacrificadas para evitar a transmissão da doença. A prefeitura local garante que o foco é isolado.

O prefeito do município de Montenegro, Gustavo Brates, explica que a previsão de higienização dessa granja é de uma semana e, em nota oficial, o Ministério da Agricultura e Pecuária esclareceu que a doença não é transmitida pelo consumo de aves e ovos.

O governo do Rio Grande do Sul, por sua vez, informa que o Plano Nacional de Contingência foi acionado. O protocolo prevê a instalação de barreiras sanitárias, incluindo a inspeção das propriedades e granjas num raio de dez quilômetros e também a limpeza e desinfecção de alojamentos onde as aves doentes ficavam.

Segundo o diretor de Vigilância e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul, Francisco Lopes, as medidas deverão durar, pelo menos, sete dias.

A gripe aviária começou a se espalhar pelo mundo em granjas comerciais em 2006. O primeiro caso foi registrado na China; depois, houve casos na África e no norte da Europa. Os Estados Unidos, por usa vez, começaram a registrar o vírus em 2017.

No Brasil, o primeiro registro ocorreu há dois anos, no Espírito Santo, mas em aves silvestres. Apesar disso, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, deixa claro que a gripe aviária não oferece nenhum risco de contaminação para seres humanos no consumo de carne de frango ou ovos. O único perigo que existe é para a pessoa que entra em contato com a ave doente.

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, responsável por 35% do comércio mundial. Sem o mercado chinês, que é o maior comprador da carne brasileira, a expectativa é que a proteína fique mais barata para os brasileiros.

Segundo o ministro da Agricultura, a previsão é que as exportações possam ser retomadas em 60 dias. Mas também é possível que isso ocorra num tempo menor, em razão da aplicação imediata das medidas sanitárias.

Além do caso confirmado em Montenegro, houve registro também de outro foco de gripe aviária em aves silvestres no zoológico de Sapucaia do Sul, na Grande Porto Alegre. Não há confirmação, porém, se os dois casos têm relação entre si.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *