Pelo menos 17 pacientes de uma clínica particular, em Sumaré, passaram mal após realizarem sessões de hemodiálise na unidade. Os relatos apontam sintomas como dor no peito, dor de cabeça e tremores. A principal suspeita entre os pacientes é de uma possível contaminação na água utilizada durante o procedimento.
De acordo com os denunciantes, os aparelhos de diálise chegaram a ser desligados durante o atendimento e alguns pacientes precisaram ser medicados com antibióticos ainda no local. A equipe de enfermagem teria orientado os pacientes a retornarem à clínica caso os sintomas persistissem.
Prefeitura confirma reações e faz inspeção na clínica
Procurada pela EPTV, a Prefeitura de Sumaré informou que a Vigilância Sanitária realizou uma inspeção técnica na clínica DaVita na quarta-feira (14) para averiguar 17 casos de reação pirogênica em pacientes atendidos na unidade. Segundo a secretaria de Saúde, foi constatado que os procedimentos da unidade estão em conformidade com os protocolos e legislações sanitárias vigentes.
Foram realizados exames de cultura nos pacientes que apresentaram sintomas, além de análises bacteriológicas em 10 máquinas de diálise.
Água será analisada por laboratório contratado pela clínica
Como medida preventiva, a clínica realizará a limpeza e desinfecção de todo o sistema de tratamento de água utilizado na diálise. A análise da água será feita por um laboratório contratado pela própria clínica, garantindo maior segurança e controle.
A secretaria de Saúde informou que continua acompanhando o caso e aguarda os resultados das análises para esclarecer a causa das reações nos pacientes.
O que diz a clínica?
Em nota enviada, a DaVita Tratamento Renal informou que a unidade Sumaré segue com atendimentos normais em todos os turnos. A clínica confirmou que a Vigilância Sanitária esteve no local na quarta-feira após alguns pacientes apresentarem desconforto durante a diálise, mas afirmou que “nenhum problema nos atendimentos foi identificado”.
A empresa também destacou que, em todas as unidades, “há médicos e enfermeiros altamente treinados para lidar com qualquer intercorrência”.
Veja a nota na íntegra:
A DaVita Tratamento Renal informa que a unidade Sumaré, no Interior de São Paulo, segue normalmente com atendimento a pacientes, em todos os turnos. Ontem (14/05), a vigilância sanitária esteve na clínica, após alguns pacientes apresentarem desconforto durante o processo de diálise, pela manhã. Nenhum problema nos atendimentos foi identificado. Em todas as clínicas, a DaVita conta com médicos e enfermeiros altamente treinados para lidar com qualquer intercorrência.
*Com informações da EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba recebe Feirão Casa Paulista com descontos de até R$ 68 mil
Limeira abre inscrições para curso de informática básica; veja como se inscrever