Na tarde da última terça-feira (06), a Subsecretaria de Vigilância em Saúde e da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Itaboraí ofereceu dois treinamentos voltados aos trabalhadores de food trucks e ambulantes que atuam no comércio de alimentos e irão compor o novo polo gastronômico de Manilha, que é uma extensão do Comércio Popular que está sendo implantado na região.
Com o tema “Capacitação em Boas Práticas para Manipulação de Alimentos”, a Vigilância em Saúde abordou tópicos essenciais sobre segurança alimentar e prevenção de contaminações, com o objetivo de reduzir riscos biológicos, físicos e químicos no manuseio dos alimentos.
Durante o treinamento, a Defesa Civil promoveu, além de um treinamento em primeiros socorros, uma simulação ao ar livre sobre como agir em casos de explosão de gás e incêndios envolvendo óleo quente, situações comuns em cozinhas móveis e que requerem atenção redobrada.
Para a comerciante Cíntia Kelly Mendes, de 37 anos, que trabalha com venda de salgados, a ação foi enriquecedora.
“Foi uma tarde de muito conhecimento. Aprendemos técnicas que podem nos ajudar tanto no trabalho quanto em casa. Saber como agir em uma situação de emergência faz toda a diferença”, comentou a moradora do bairro Novo Horizonte.

Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde e diretora da Vigilância Sanitária de Itaboraí, Ana Clara Queiroz, a capacitação é parte de uma etapa preparatória para a realocação dos comerciantes à nova área do polo gastronômico.
“Esse trabalho conjunto entre Vigilância e Defesa Civil é fundamental. De um lado, abordamos a manipulação correta dos alimentos, a questão higiênico-sanitária, o uso da água nos food trucks e a estrutura necessária. Do outro, a Defesa Civil entra com o treinamento prático sobre primeiros socorros, prevenção de incêndios e orientações sobre o uso seguro de botijões de gás e panelas de óleo quente. Em breve, voltaremos para fazer visitas de caráter orientativo”, explicou a subsecretária.
Vale destacar que no final do treinamento, todos os comerciantes receberam certificados para comprovar a participação na ação.
