A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, por meio da Vigilância em Saúde, informa que foi confirmado mais um caso de dengue no município. Ao todo, foram notificados 12 casos, com quatro casos confirmados e seis negativos para dengue.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Luana Silva, explica que as notificações acontecem quando uma pessoa procura alguma unidade de saúde com sintomas de dengue. A partir daí, é coletada amostra de sangue e encaminhada ao laboratório Lacen, Laboratório Central do Rio Grande do Sul.

Após esse processo, foram confirmados quatro casos de dengue em Bagé. Três deles foram por contaminação em outro município e um deles autóctone, ou seja, a contaminação se deu dentro do município.

A Vigilância em Saúde salienta que seguem sendo realizados a aplicação do fumacê e a vistoria de locais que possam abrigar focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti. As vistorias são realizadas pelos agentes de endemias nos domicílios. A orientação é para que as pessoas recebam os agentes em suas casas.

Conforme o Ministério da Saúde, são sintomas comuns de dengue: febre alta; enjoo; dor nas articulações; dor de cabeça ou atrás dos olhos; moleza; manchas vermelhas na pele. E os sintomas de casos graves da doença são: dor intensa na barriga; tontura ou sensação de desmaio; sangramento no nariz, gengiva e fezes; vômitos frequentes; dificuldade de respirar; cansaço ou irritabilidade.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *