Quando o asteroide 2024 YR4 foi descoberto, a primeira informação divulgada foi de que havia uma probalidade muito pequena de atingir a Terra em 22 de dezembro de 2032.

O diâmetro do asteroide designado 2024 YR4 está estimado entre 40 e 90 metros segundo informação disponibilizada pela NASA.
À medida que mais observações do asteroide têm sido recolhidas e esses dados adicionados aos seus cálculos de órbita, o 2024 YR4 foi considerado como não tendo chance significativa de impacto com a Terra em 2032 e posteriormente.

Consequências de um eventual impacto de um asteroide com a Terra?

Os danos causados por um asteroide que colidisse com a Terra dependem muito do tamanho exato e da composição do asteroide. O tamanho exato do 2024 YR4 ainda é incerto, mas uma explosão aérea é um cenário provável para determinar a sua faixa de dimensão.

Se o asteroide entrasse na atmosfera sobre o oceano, os modelos indicam que objetos desse tamanho, em explosão aérea, dificilmente causariam um tsunami significativo, seja do meio do oceano ou mesmo mais perto da costa.

Se o asteroide entrasse na atmosfera sobre uma região populosa, uma explosão aérea de um objeto numa faixa de tamanho, cerca de 40 a 60 metros, numa cidade poderia quebrar janelas ou causar danos estruturais menores.

Já um asteroide de cerca de 90 metros diâmetro, o que é muito menos provável, poderia causar danos mais severos, potencialmente destruindo estruturas residenciais numa cidade e quebrando janelas em regiões maiores.

Como a NASA determina a probabilidade de impacto de asteroides

O programa Near-Earth Object Observations da NASA financia observatórios para procurar asteroides não descobertos e rastrear asteroides potencialmente perigosos já existentes e identificados. Usando os dados de observação, as equipas da NASA calculam e refinam as órbitas de objetos próximos à Terra usando modelos de computador.

Uma vez que a órbita de um asteroide é computorizada, esses mesmos modelos de computador no Center for Near-Earth Object Studies da NASA podem projetar o quão perto o asteroide pode aproximar-se da Terra nos próximos anos e décadas.

Probabilidade de impacto muda frequentemente

Este é o processo científico! À medida que a NASA e outros envolvidos na International Asteroid Warning Network reúnem mais observações do asteroide 2024 YR4, a sua trajetória futura pode ser melhor compreendida. Esta é uma oportunidade de observar a ciência da defesa planetária em ação.
À medida que novos dados de rastreamento se tornam disponíveis e novas avaliações de probabilidade são feitas, esses resultados serão publicados na página da lista de risco do Sentry.

É possível desviar o asteroide 2024 YR4?

Poderíamos usar uma nave espacial similar à DART?

Uma nave espacial de impacto cinético como a missão Double Asteroid Redirection Test (DART) da NASA é uma técnica de deflexão de asteroide que poderia ser usada para lidar com um asteroide potencialmente perigoso no futuro. Cada asteroide é único, e a deflexão dependeria do tamanho do asteroide, propriedades físicas, órbita e tempo de alerta de descoberta.
O 2024 YR4 não representa risco de impacto significativo para o planeta e, portanto, é prematuro especular sobre técnicas de deflexão potenciais para este asteroide.

A descoberta

O 2024 YR4 foi relatado pela primeira vez ao Minor Planet Center – o centro de compensação internacional para medições posicionais de pequenos corpos – pelo Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS), financiado pela NASA, no Chile, em 27 de dezembro de 2024.
O ATLAS compreende vários telescópios à volta do mundo e é gerido pelo Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *