Toyota, Japão – A Toyota Motor anunciou que interromperá temporariamente a operação de algumas linhas de produção em Aichi na próxima segunda-feira (10) devido a uma explosão ocorrida em uma fábrica da empresa Chuhatsu (Chuo Spring), responsável pelo fornecimento de peças como molas.

Uma linha de produção na fábrica de Takayama (que produz os modelos Harrier e RAV4), em Toyota, e duas linhas na Toyota Industries (que produzem o RAV4), em Obu, terão as operações suspensas no turno diurno.

As outras fábricas da Toyota no Japão continuarão operando normalmente.

A decisão sobre a retomada das operações no turno noturno de segunda-feira será tomada por volta das 12h do mesmo dia.

A Toyota comentou que “está considerando a possibilidade de recuperar a produção futuramente, mas, no momento, não é possível prever o impacto total no volume de veículos produzidos”.

A explosão na Chuhatsu ocorreu por volta das 8h de quinta-feira (6), no coletor de poeira da linha de bobinas a frio, localizado no terceiro prédio da fábrica de Fujioka, em Toyota.

O incidente resultou na morte de um funcionário e ferimentos em outros dois, além de causar danos parciais ao telhado e à estrutura do edifício.

A Chuhatsu afirmou que retomará as operações somente após a conclusão das verificações de segurança e investigações necessárias.

Sem estoque de peças
A Toyota opera com um sistema conhecido como Just-in-Time (JIT), método desenvolvido para aumentar a eficiência e reduzir custos. Uma de suas características principais é a minimização de estoques de peças.

Manter grandes estoques implica em custos adicionais, como armazenamento, seguros e risco de obsolescência. O sistema Just-in-Time permite que a montadora compre e produza peças apenas quando necessário, reduzindo esses custos.

No entanto, esse método torna a Toyota mais vulnerável a interrupções na cadeia de suprimentos, como desastres naturais, acidentes (como o ocorrido na Chuhatsu) ou crises globais, afetando imediatamente a produção de veículos.

Foto: Arquivo/Reuters

CONTINUAR A LER

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *