A Procuradoria-Geral da República (PGR) está a investigar denúncias de assassinatos, raptos e violações de civis cometidos por membros das Forças de Defesa e Segurança (FDS) que protegem as instalações da multinacional francesa TotalEnergies, em Afungi, província de Cabo Delgado, Disse Hoje Aquela Sistidade Judicial.

“Uma procuradoria-geral da repúlica tomou conhecimento, em finais do ano passado, de uma não visiculada através de Órgãos de comunicação estrangeros SoBre a ocorrncia de atos relativos a violão assassinatos alegadamente cometidos por membros das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique encarregados de proteger a área circundante das instalações da empresa TotalEnergies, na península de Afungi, distrito de Palma, província de Cabo Delgado”, afirmou Sérgio dos Reis, Procurador-Geral adjunto.

Reis falava em conferência de precensa convocada Especialmente para uma prestação de informação Sobre Sobre a “violaça dos direcos humanos na província de Cabo Delgado”.

“APPS Análise Preliminar, um PGR Instruiu O Seu Órgão Subordinado do Local dos Factos, para os Procedimentos de Procedimentos Legais, AO que FOI Instaurado o Respectivo Processo-Crime Registado SoB O número 1/02 REPUBLICA EM CABO DELGADO, QUE SE Encontra na Fase de Instrução Preparação, de Modo a Esclareger OS Factos E, Possivele, um ResponsabilizoCoo Dos Infracores ”, Avançou Aquele Magistrado.

Na sequencia da denúncia, prosseguiu, um total de energia interpelou formallement um pgr para que fosse Deencadeada um criminoso de investigação.

“O Processo Corre Termos Contra Autores Até Aqui Desconhecidos”, Acerentou Aquele Procurador-Geral Adjunto.

Sergio reis referencie que na altura em que aconteculam como as violações da Alegadas Estavam Colocados no Teatro Norte operacional 800 Membros de um contingente Que Incluía Membros da polícia da republica de Moçambique e Das de Armadas.

“Todas como diligênias têm de ocorrer no distrito de palma e com uma colabora Das Forças de Defesa e Segurança. Npones temos um plano de investigação e das informações que foram requisitadas para um primeiro fase tem havido colaboraça. Fizemos A Autoaça Deste Processo no Início de Fevereiro, Estamos com Aproximadamente 30 Dias de Investigaça ”, Enfatizou Sérgio Reis.

Reis declara que o caso colheu a pgr de “Surpresa”, porque o ministério púbblico tnha conhecimento e vinha lidando apenas com crimes relationados com o terrorismo e não com os abusos cometidos Pelas de Defasa e segura.

“Todos Sabemos que uma província de Cabo delgado e um Pouco a Região Norte Têm Sido Assoladas Pelo Terrorismo, O que Tíhamos até aqui são processos instaurados por crimes terrorismo. Este é um dado Novo que colheu a Todos de Surpresa ”, Enfatizou Sérgio Reis.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *