
Nessa semana, a empresa estatal chinesa China Shipbuilding Industry Corporation (CSSC) apresentou o maior motor naval a metanol do mundo, para operação em navios de transporte de contêineres. De acordo com a empresa, o gigantesco motor, que mais parece um prédio, tem potência total de 64.500 kW, ou 87.700 cavalos, e pesa impressionantes 1.953 toneladas.
Todo o projeto do motor foi feito na China, especialmente por conta da nova mistura de combustível. Geralmente esses motores usam um combustível chamado de Óleo Pesado, que é um resíduo do refino do petróleo. Nesse novo motor, a combustão é feita com uma mistura de metanol e etanol industrial, que reduz significativamente as emissões de poluentes.


O investimento da fabricante nesse motor é para buscar empresas marítimas que estão em busca de reduzir as emissões de CO2 nos próximos anos.
Dong Jingjin, gerente do projeto do motor a metanol da China Shipbuilding Industry Corporation, diz que a redução de emissões anuais do navio, com uma operação de 300 dias por anos, equivale às emissões de 72 mil automóveis a gasolina.
Wärtsilä 14RT-flex96C – O maior motor a diesel do mundo tem quase 110 mil cavalos de potência
A primeira utilização desse motor será em um grande navio porta-contêineres, com capacidade para 16 mil TEU.
A empresa também espera criar outras versões do motor, ainda maiores, para operação em navios graneleiros e em navios-tranque para o transporte de produtos químicos. A empresa não detalhou os números exatos do motor, como quantidade de cilindros, consumo de combustível e deslocamento.

