Em um movimento de fortalecimento da gestão de riscos e preparação para desastres, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), sediado em Itabuna, cerca de 100 gestores e representantes de órgãos estratégicos da região, para a primeira edição do seminário “Defesa Civil e Segurança contra Incêndio: a intersetorialidade como estratégia de mitigação dos riscos de desastre”. O encontro aconteceu no auditório do Sest/Senat nesta terça-feira (9) e marcou o início de uma construção coletiva voltada à integração e ao planejamento mais eficaz entre diferentes setores públicos e privados. 

O seminário nasceu com uma proposta ampla, em reunir especialistas, gestores municipais e estaduais, técnicos e instituições parceiras para juntos, discutirem desafios, alinharem conceitos e definirem as bases do que será aprofundado nas próximas edições. “A partir do próximo ano, a iniciativa será desdobrada em dois eventos semestrais e independentes, um voltado exclusivamente à defesa civil e outro com foco em segurança contra incêndio. A divisão vai permitir detalhar questões específicas, aprofundar estudos e estabelecer metas direcionadas para cada área”, explicou a tenente-coronel BM Ana Isabel Araújo. 

Durante o seminário, os participantes discutiram temas como prevenção, mapeamento de riscos, legislação, atuação integrada e a importância da comunicação entre os órgãos responsáveis pela resposta e pela gestão de riscos. Os gestores trocaram experiências e destacaram a necessidade de fortalecer fluxos de trabalho conjuntos, especialmente diante dos eventos climáticos extremos.  

 

Participaram do encontro representantes das defesas civis municipais e estadual, secretários das pastas de turismo e administração da região, além de instituições essenciais para a governança regional, como Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de Itabuna, Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Itabuna, Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), Cube de Diretores Logistas (CDL) de Itabuna, Associação Comercial e Empresarial de Itabuna  (ACI) e Ministério Público Estadual (MPE).

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *