A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sempre está em atuação para garantir a segurança sanitária da população. Afinal, a autarquia é a responsável pela regulação e fiscalização de diversos produtos e serviços no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E falando no órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o mesmo determinou nada menos que o recolhimento de um loto de chá contaminado após graves falhas. Assim, os consumidores precisam estar em alerta para não correrem riscos de saúde.

Chás contaminados

Em suma, conforme informações do jornal O GLOBO, a Anvisa determinou o recolhimento do lote 6802956 do Chá de Camomila Lavi Tea. O produto é da marca Água da Serra. O decreto se deu após a empresa identificar unidades contaminadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (05) de janeiro de 2026, determina a proibição ainda da comercialização, distribuição, divulgação e consumo dos itens no Brasil.

Falhas graves

Informações dão conta que, a Água da Serra Industrial de Bebidas S.A. já havia iniciado o recolhimento voluntário do lote após identificar irregularidades nos produtos. No teste chamado de ensaio de Identificação de elementos histológicos (células, tecidos e matriz extracelular), foram detectados talos, ramos e sementes que não são comuns no chá.

Além disso, um outro teste, chamado de ensaio de pesquisa de matérias estranhas, encontrou 14 larvas inteiras e 224 fragmentos de insetos em 25 g do chá. Para quem não sabe, o limite aceitável pela Anvisa é de 90 fragmentos em 25 g de produto.

Por meio de um comunicado, a agência relata que “o fato evidencia graves falhas no processo de boas práticas de fabricação do referido lote”. Ao ser procurada, a Águas da Serra ainda não emitiu um comunicado a reportagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como fazer uma denúncia à Anvisa?

Em suma, para fazer uma denúncia à Anvisa, você pode usar o portal Fala.BR para registro online (anônimo ou identificado), acessar o chat no site da Anvisa ou ligar para a central de atendimento telefônico no número 0800 642 9782. Em geral, é necessário descrever a denúncia com detalhes e, se possível, incluir documentos e informações sobre o local e os envolvidos.

Por fim, veja mais notícias sobre Anvisa clicando aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *