O medicamento, que previne o HIV, é fabricado pela Gilead Sciences, que entrou com pedido de aprovação regulatória para o remédio no Brasil
A companhia farmacêutica Gilead Sciences anunciou que a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos aprovou o lenacapavir, comercializado pelo nome de Yeztugo, para prevenir a infecção pelo vírus. Os estudos mostram que o remédio teve eficácia de prevenção superior de 99,9% nos participantes que receberam o Yeztugo nos ensaios clínicos, podendo revolucionar a luta contra a AIDS.
“Este é um dia histórico na luta de décadas contra o HIV. Yeztugo é um dos avanços científicos mais importantes do nosso tempo e oferece uma oportunidade muito real para ajudar a acabar com a epidemia de HIV. Este é um medicamento que só precisa ser administrado duas vezes por ano”, afirmou Daniel O’Day, presidente e diretor executivo da Gilead Sciences.
Medicamentos utilizados na prevenção do HIV existem há mais de uma década. Porém, costumam exigir a ingestão diária de um comprimido.
De acordo com a empresa, o novo tratamento para combate ao vírus HIV está disponível para adultos e adolescentes com peso de, pelo menos, 35 kg.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin

HIV: acesso do Yeztugo ao redor do mundo
Fora dos EUA, a Gilead está executando uma estratégia de acesso, juntamente com organizações globais de saúde, para encontrar os caminhos mais eficientes para a revisão regulatória, aprovação e acesso ao lenacapavir semestral. A Gilead já apresentou pedido de autorização de comercialização (MAA) e um pedido de EU-Medicines for all (EU-M4all) junto à Agência Europeia de Medicamentos (EMA), ambos já validados pelo órgão.
A companhia farmacêutica também entrou com pedido de aprovação regulatória para o remédio com autoridades no Brasil, além de Austrália, Canadá e África do Sul. Além disso, agora que Yeztugo recebeu a aprovação da FDA, a Gilead está preparando registros adicionais em países que dependem da aprovação da FDA para submissão regulatória, incluindo Argentina, México e Peru.
–
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.